terça-feira, 27 de março de 2012

Tecnologia: Uniforme Escolar com CHIP



Fotos: Arthur Garcia/Secom PMVC
Nos dias de hoje, muitos pais acabam não tendo tempo para ir à escola saber se seus filhos estão frequentando as aulas, se as notas estão boas, se tem atividades para casa ou outras informações relevantes. Esta realidade levou a Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Educação, a procurar meios capazes de melhorar a comunicação entre as escolas e as famílias dos alunos. Para possibilitar que os pais acompanhem a rotina dos estudantes, foi adotado o Uniforme Escolar Inteligente.

O Uniforme Inteligente, desenvolvido com a tecnologia de identificação por radiofrequência - RFID, possui uma etiqueta com um número universal, que é cadastrada no sistema da escola com todos os dados do estudante e com o celular dos responsáveis. Na entrada da escola é instalado um sensor, que confirma com precisão a chegada e a saída do aluno. Dessa forma, sempre que o estudante passar pelo sensor, imediatamente, será encaminhada uma mensagem de texto/SMS para o celular cadastrado no sistema.

“Essa é mais uma inovação importante que o Governo Municipal está implantando nas escolas. A nova farda vai melhorar a segurança dos alunos, contribuir para aumentar as taxas de frequência nas aulas e consequentemente deixar as famílias mais tranquilas”, afirma o prefeito, Guilherme Menezes.

Vitória da Conquista é a primeira cidade do Brasil a adotar a tecnologia na Educação Municipal. A nova farda será utilizada por 25 escolas municipais. Foram escolhidas as unidades com maior incidência de evasão escolar. Serão atendidas mais de 20 mil estudantes e cada um receberá duas fardas gratuitamente. O investimento foi de R$ 1,2 milhão.

Além do fluxo de alunos, a secretaria escolar poderá ainda registrar outras informações e enviar mensagens adicionais aos responsáveis, notificando sobre todos os acontecimentos e as ações relacionadas com os seus filhos. As informações são confidenciais, às quais somente os pais terão acesso.

“Com essa novidade, esperamos promover uma maior interação entre a família e escola, fazendo com que os pais estejam mais presentes, acompanhando as atividades dos seus filhos”, ressalta o secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista


A KM Malharia recomenda a empresa OnPlux Smart SMS: www.onplux.com